segunda-feira, 27 de maio de 2013

COMIDAS EXOTICAS...

ALGUMAS COMIDAS REALMENTE EXÓTICAS



ACIMA  O FAMOSO BALUT - ovos de feto de pato

A Viagem ultrapassa de longe o simples fato de andarmos de avião. Segundo antigos segredos ancestrais, o mundo não existe!! Ele é simulado em nossas mentes. Somos apenas receptores, onde, pelos nossos sentidos construímos nossa realidade. Dentro de nós. A viagem está apenas na busca (buscar = viajar) de novos estímulos. Deixe com que moléculas invadam seu paladar e olftato e deixe com que seu cérebro crie sabores e prazeres. Tenha, nojo, tenha fome, mas se divirta muito Rodamos o mundo em busca das comidas mais incríveis e exóticas (para nós, claro) do mundo e suas idiossincrasias locais. Aproveite!! (E aguardamos suas opiniões no final da matéria). Bem vindos a mais um especial do Adoro Viagem. 

Quem aí topa um bacon com cobertura de chocolate?
Eae, o que você prefere, essa delícia ai em cima ou ...


Povos Estranhos, Comida Esquisita 

Se você é uma daquelas pessoas que olha feio para uma dobradinha, não consegue aceitar a idéia de comer peixe cru e separa o rabo, orelha e o focinho da feijoada, nem continue. 

OLHE AI A FOTO DA BUCHADA DE BODE....
 
O que veremos pela frente é uma odisseia através daquela gastronomia onde é preciso certa coragem para serem consumidas e um pouco mais para serem apreciadas. Principalmente para você, comedor de churrasco, hot-dog e feijoada. Não estamos falando de réles olho de cabra ou gafanhoto que qualquer participante daquele programa "No Limite" consegue comer.
Deliciem-se com esse cardápio elegantemente gourmet...ou não...



ENTERRADO, EXUMADO E DEGUSTADO


Hakarl ou Kaestur Hakarl, que significa tubarão fermentado, um prato da Islândia raramente provado pelos próprios islandeses..




Essa espécie local de tubarão não pode ser comida viva, por ter a carne venenosa, porém após o processo de cortar a cabeça do bicho, retirada das vísceras, deve-se enterrá-lo na areia com pedras em cima para drenar os fluídos. Feito o processo, após aguardar seis a doze semanas, tempo correto do apodrecimento ideal...A carne está viável para o consumo.





REFRIGERANTE A BASE DE URINA DE VACA


 Nestes dias atuais em que o verão e as altas temperaturas derretem a existência, nada melhor que uma nova bebida para combater o calor. Trata-se de uma novo refrigerante  cuja particularidade é a de ser feito a base de xixi de vaca. Foi criado por cientistas hindus, e segundo afirmam, passaram meses trabalhando para que tivesse "gosto e cheiro agradável".

Adicionar legenda
Inclusive afirmam que é muito saudável e analogamente aos conhecidos refrigerantes de renome, a fórmula criada integralmente pelos indianos é um verdadeiro mistério.

A bebida foi produzida pelo Departamento de Proteção de Vacas de Rashtriya Swayamesvak Sangh, em Hardwar, uma das quatro cidades  sagradas na ribeira do Rio Ganges.

Seu nome é "gau jai", que em sânscrito significa água de vaca, tem ervas medicinais além da urina em sua composição e deverá ser lançado muito em breve.

- "Não se preocupem, não cheira a urina nem terá esse gosto também. Seu principal ponto a favor é que será muito saudável, não como estes refrigerantes carbonatadas cheios de toxinas", sustentou Om Prakash, diretor do projeto.

Ademais, agregou que será "muito barato" e será uma boa concorrência para os refrigerantes de origem estadunidense. "E mais, já pensamos em exportá-lo", disse Prakash.



PREPARANDO UMA PRATADA DE MORCEGOS NA INDONÉSIA


Quando se trata de comida estranha, é difícil de superar a Indonésia. As belezas naturais do país atraem, mas quando se pensa na culinária ... 

O país é um dos poucos do Sudeste Asiático que não sofre grande influência chinesa, a maioria dos pratos indonésios tendem a ter seu próprio estilo e se caracterizam por alguns ingredientes bizarros (bizarros para nós ocidentais, que fique bem entendido).




Na Indonésia, especialmente nos arredores de Jacarta, é possível degustar morcegos fritinhos (O que você está franzindo a testa?) De acordo com a crença local, a carne desses animais ajuda a curar a asma e outros problemas com a respiração.




OVOS DE VIRGEM
(uma iguaria chinesa )



Na maioria dos locais do mundo, a primavera é marcada pelo colorido e cheiro de flores desabrochando, mas em cidades chinesas como Dongyang o cheiro característico é o de urina pelas ruas. 

Não o cheiro de foliões bêbados mijando em muros e becos, mas emanado de grandes vasos de Ovos de Virgem. 

Conhecidos por dan Tongzi (literalmente ovo de menino") são uma antiga tradição culinária listada como parte do património cultural de Dongyong, semelhante ao ovos de chá -ovos cozidos em molho de soja e vinagre-. 
A única diferença é que os "Ovos de Virgem são cozidos na urina coletadas em baldes nas escolas onde os meninos virgens do primário a doam. O xixi é então usado para pré cozer ovos, a casca é então levemente quebrada para permitir que o sabor adentre e em seguida são cozidos novamente.

 
Segundo a crença local, os Ovos de Virgem ajudam a diminuir o calor do corpo para ajudar a enfrentar os dias quentes de verão, e melhoram a circulação sanguínea, ainda que a urina não contenha, basicamente, nenhuma substância propícia para a saúde humana.

 
 salgadinhos de larva. 


Mais precisamente do bicho-do-pão. Está escrito ali na embalagem, talvez para tirar um sarrinho... que tem gosto de galinha.



Timão e Pumba (Rei Leão) estavam errados: eles não tem gosto de galinha nem tanto assim. Nesse sentido, os fabricantes também erraram... também não tem gosto de Cheddar, como diz nas caixas.

Na verdade,talvez  fique entre o camarão e a galinha, e é de uma aparência bem estranha. 

E falando em estranheza, talvez a reação de alguns degustadores fique bem estranha  após perceberem ,  que tinha comeram larvas larvas e que talvez nem achem  muito ruim. 

O pior ainda fica para a sensação psicológica de usufruir de um alimento fora do contexto cultural do nosso cardápio.





SOCIALMENTE FALANDO....


Abordando as diferentes esferas sociais ao redor do mundo, sob o olhar antropológico, o que se busca é conhecer e entender o homem
Podemos notar a diversidade cultural que envolve todo o seu modo de vida em um todo. 


Isso se dilui em: modo de trabalho (do mais comum, o “ natural da terra” ou propriamente manual ao tecnológico), as artes (da mais rupestre ao que se tem de mais tecnológico nos designs de ilustração gráfica), ainda dentro das artes, a música, que oscila dentro de determinadas classes pairando do instrumento mais natural que é a voz ou dos feitos em madeira até os mais desenvolvidos tocados em apenas uma tecla de um piano elétrico, as religiões, o ensino, … , e é claro, a ALIMENTAÇÃO. Essa, dentro de todas essas características peculiares citadas na introdução, é uma das que mais desperta  a curiosidade dos povos, uma vez que, a sensação de estranhamento é o primeiro sentimento que, um brasileiro por exemplo, têm ao se deparar com um típico gafanhoto “inago”, vendido no Japão. Lá esse tipo de alimento é comum, é como se fosse um camarão no molho shoyu. Ja pensou? O mesmo acontece de forma inversa, onde por exemplo, aqui no Brasil, é totalmente comum comermos a feijoada, em outros países no entanto, isso é absurdo ou nojento, pois pensam em como pode alguém comer feijão preto, com um certo caldo e com vários pedaços do boi e do porco (pé, língua, orelha, rabo…), hilário não é?











http://adoroviagem.com.br/revista/top5/comidas-exoticas-vai-encarar

Nenhum comentário:

Postar um comentário