sábado, 25 de maio de 2013

L E N D A   D O S    O R I X Á S 



Para melhor interpretar o jogo de búzios, ou até mesmo aconselhar um neófito na estrada, ou consulente em aflição, existe a necessidade de conhecer as lenda dos orixás. Cada orixá tem sua lenda, onde se identifica a personalidade e o domínio místico.
Todo o sacerdote que conheça bem as lendas dos orixás, se torna, com certeza competente psicólogo, pela observação diária de tantas personalidades distintas uma das outras, de tantos casos íntimos, envolvendo numerosas situações.
Acredito que no ciclo evolutivo são os antepassados elo fundamental para a ligação com os orixás.
Na natureza nada está estagnado,e as energias espirituais muito menos,e, seguindo a regra, a evolução dos ancestrais se dá para aprimorar e elevar o quadro evolutivo da raça humana, tendo como alicerce nossos parentes distantes,parentes próximo, amigos, inimigos,vizinhos,etc,que participam da grande , organizada e equilibrada marcha .Sim, eles que já estão a mais tempo na ceára espiritual são os elos de ligação entre nós e as entidades mais evoluídas. Claro que cada antepassado serve de acordo com suas condições de conhecimento,conforme a lei do carma,conforme a necessidade dele e nossa. Mas sempre ,sempre vinculado ao seu orixá de origem,a sua etnia espiritual,assim dizendo.

A religião dos orixás é uma religião de festa e partilha de alimentos. Os antigos costumavam dizer que tudo no candomblé começa com comida.
Os alimentos são sagrados e contém axé ,e cada orixá tem sua iguaria especial,alimento este quem finalidades bem definidas para a energização.
O orixá , não come só .Para haver verdadeiramente a harmonia é necessário que a oferenda tenha um caráter comunitário.
Uma determinada parte da comidas é colocado aos pés do orixá ,a outra é partilhada entre todos.
Existem comidas especificas para cada situação , animais a serem dados também seguem a mesma regra ,levando em consideração o objetivo a ser alcançado.
A lenda dos orixás nos ajuda a entender as suas comidas ,suas relações entre as divindades,com os humanos e influências no ser humano como um todo,inclusive na personalidade.
Atrás de cada historinha,tem um fundamento. Descasque como se fosse uma cebola,lentamente e gradual.Não arderá seus olhos.
Boa sorte
Ou Jafusi Inanga

 BARÁ


=ADVINHAÇÃO 

IFÁ era um pobre pescador que vivia miseravelmente . Fez um dia contrato com ELEGBÁ ,comprometendo-se a lhe servir de escravo devotado durante DEZESSEIS ANOS . ELEGBÁ enviou-o à floresta para buscar coquinhos-de-dendê e ensinou-o a prepará-los para a adivinhação.
Mas chegava tanta gente para consultá-lo que IFÁ teve necessidade de uma mulher que se ocupasse de sua casa, tomou APETEBI , que não era outra senão OXUM.

 As pessoas que não conseguiam chegar a ver o próprio IFÁ pediam a OXUM que fizesse o favor de tirar a sorte para elas.
Então Oxum se queixou ao marido de que não conhecia a arte de ler o futuro e, depois de muita insistência , IFÁ tomou dezesseis coquinhos , preparou-os e pediu a ELEGBÁ que respondesse por intermédio deles à perguntas feitas por OXUM.
ELEGBÁ aceitou de má vontade, e se hoje realmente responde às questões das APETEBIS em represália persegue as filhas de OXUM com mais furor ainda do que os filhos dos outros Orixás.-

 =AKITE e AKULE 

Um dia , no começo do mundo , dois homens,AKITE e AKULE , começaram a brigar muito por causa de uma fruta.A briga acabou por envolver os humanos ,EGUNS,orixás ,os animais.
No melhor da briga , chegou BARÁ.
Da maneira rápida e matreira tão própria dele , tirou do bolso um pó , misturou com terra e soprou na multidão.

 Veio um temporal de vento,relâmpagos ,trovões e chuva chamado ADARRUM, que ficou sendo o toque de guerra dos orixás.
Quando os orixás estão no orun e escutam o adarrum vem correndo para ver o que é que esta acontecendo na terra.
Naquele momento veio um raio e matou AKULE, e todos acharam que foi uma armadilha.
Veio uma pedrada e matou AKILE, e todos acharam que foi coisa feita.
Os iwins ficaram devastados com essa guerra,que aniquilou os habitantes da Terra.
Obatalá,chefe dos iwins ,foi falar com seu pai OLOFIN,senhor do infinito , e contou tudo que se passara e passava.



OLOFIN se comoveu e , mandou chamar a árvore IROCÔ ,única sobrevivente da espécie , e fez IROCÔ crescer.Quando chegou ao céu , OLOFIN lançou sobre ela uma nuvem branca , interrompendo o crescimento.
OLOFIN tirou um galho da árvore e entregou ao filho e disse que segurando aquele galho , feito um bastão ,ele poderia voltar aTerra.Deu ao cajado o nome de opaxorô.


 

=CAVALO BRANCO

Xangô se casou com Obá em kossô entre uma conquista e outra. 
Eles eram muito felizes no casamento , apesar do rei não poder ver um rabo de saia em sua frente. Um dia Xangô viu Oiá lavando roupas na beira do rio , e se apaixonou perdidamente por ela , a quem imediatamente propôs matrimônio. 
 
Numa certa feita o galante senhor se deparou com a bela Oxum a se mirar cantando , com seu abebé de ouro , em cima de um rochedo na cachoeira , e se enamorou dela que veio a ser a terceira esposa.
As três viviam a tranco e barranco por causa de Xangô.
Obá comprou um cavalo branco belíssimo ,e o ofereceu a Xangô que adorou.
Após ,algum tempo Xangô partiu para a guerra e levou Oiá na garupa deste cavalo
Obá e Oxum esperavam pela volta de Xangô.
Obá muito triste resolveu procurar Orumilá, que lhe disse que Xangô estava bem e vivendo feliz com Oiá; ditando o seguinte ebó para trazer ele de volta para conviver as três juntas : deveria pegar um rabo de cavalo branco ,novo e prepara-lo com alguns ingredientes e dependura-lo no teto da casa. Obá conversou com Oxum que determinou ao senhor Bará executar o serviço ou seja :conseguir a cauda de cavalo . Só que por orientação de Oxum o Bará foi atrás e pegou o rabo do cavalo branco do senhor Xangô sem que Obá suspeitasse de nada. 



Obá recebeu a cauda e preparou o ebó dependurando a cauda no teto.
No terceiro dia Xangô chegou em casa abatido com a morte do seu cavalo branco.
Quase caiu para trás quando viu a cauda do cavalo dependurada no teto .
Oxum apressou-se em explicar que Obá era a responsável por tudo.




 
=COMEÇO

BARÁ fazia arruaça nas ruas . O rei então resolveu prendê-lo , porém após alguns anos ele morreu. 

Após sua morte quando faziam axé VINTE E UM negros morriam.
Procurado o Babalaô , leu nos búzios, e escutou a voz do BARÁ dizendo : se me derem o sacrifício por primeiro não desaparecerão mais os pretos da seita.
Desde então todo axé inicia com a toada à BARÁ . O primeiro sacrifício também é seu.


=CRIAÇÃO DO MUNDO

OLODUMARÊ envia 16 divindades menores para criar o mundo. Entrega a OBATALÁ uma cabaça com areia e uma galinha com cinco dedos .No caminho OBATALÁ bebe vinho de palma, embriaga-se e adormece.
 
Aproveitando-se disso ODUDUÁ apossa-se de seus pertences, joga a areia na água e põem a galinha em cima. A ave ciscando espalha a areia e faz nascer a terra firme.
 
Então as outras divindades vem se juntar a ODUDUÁ.
OBATALÁ acordando da bebedeira, arrepende-se e recebe uma nova chance.
OLODUMARÊ lhe da a tarefa de criar os seres humanos . Mas ele se embebeda novamente e começa a modelar anões, albinos, aleijados, etc... ODUDUÁ novamente intervém , anulando os seres criados por OBATALÁ e fazendo crescer pessoas perfeitas , fortes e sadias.
Estabelece-se, então, uma grande rivalidade entre OBATALÁ e ODUDUÁ.
Mas este, coroa-se rei de Ifá a terra de origem iorubá, e envia seus filhos para também, como reis criarem outros reinos.
Nasceram outros reinos inclusive o país Ijexá.

=CUMPLICIDADE

OXUM estava casada com OGUM, mas XANGÔ a tinha visto e se enamorado dela ; seguia-a por toda a parte, esperando o momento de encontra-la à sós num local deserto. 




O dia chegou e XANGÔ excitado por tão longa espera, precipitou -se sobre ela para violentá-la.
Os caminhos pertencem a BARÁ, e BARÁ surgiu a fim de separar o par amoroso. Mas não fez...




=MASSACRE

BARÁ , sabedor de que uma rainha fora abandonada pelo esposo, procurou-a, entregou-lhe uma faca e ordenou-lhe que cortasse alguns fios da barba do rei, dizendo " traga- me esses fios de barba que lhe farei um amuleto que trará seu real marido de volta".

Mas BARÁ também procurou o filho do rei, e disse ao príncipe que o rei iria partir para uma guerra e pedia seu comparecimento à noite, ao palácio acompanhado dos seus guerreiros.
Finalmente, BARÁ foi ao rei e disse : " a rainha, magoada com sua frieza, deseja matá-lo para se vingar. Cuidado esta noite!
E a noite veio. O rei deitou-se, fingiu dormir e viu, logo depois a rainha aproximar uma faca na sua garganta. Ela seguia as instruções do BARÁ, e queria apenas um fio da barba do rei, mas ele acreditou que a esposa deseja sua morte e ambos lutaram.
O príncipe que chegara ao palácio com seus guerreiros , escutou os gritos e correu aos aposentos dos pais.
Chegando e vendo o rei com a faca na mão, pensou que ele queria matar sua mãe.
Por seu lado, o rei, ao ver o filho chegar com seus guerreiros , acreditou que eles desejavam matá-lo. Gritou socorro. Sua guarda acudiu e houve grande luta , o massacre foi generalizado.


= O MERCADOR

Certo homem tinha duas esposas , que eram amadas e tratadas iguais , modelo de harmonia conjugal e familiar, todos comentavam que jamais alguma coisa poderia perturbar a felicidade da família.
BARÁ escutou e tomou como desafio. Assim, esquematizou uma armadilha de modo astuto e usual. 


Fez um filá muito bonito, transformou-se num comerciante e tomou o cuidado de não vender a ninguém, até que aparecesse uma das esposas para comprá-lo. Uma delas apareceu , comprou , e levou para presentear o marido. O marido gostou tanto que não pode esconder o contentamento , o que despertou ciúme na outra esposa.
Esta porém foi atrás de BARÁ o mercador ,e adquiriu um melhor ainda , mais que primeira esposa. Como a intenção do BARÁ era aguçar a rivalidade, e já estava conseguindo fez mais uma venda para cada uma e sumiu , criando na casa daquela família grande confusão.

=PREVILÉGIO 

O rei de Congo tinha três filhos , XANGÔ, OGUM e BARÁ. Este último não era exatamente um mau rapaz, mas era muito malicioso e turbulento, brigão e lutador. Depois de sua morte sempre que os africanos faziam um sacrifício aos espíritos , ou celebravam uma festa religiosa ,nada dava certo, as preces dirigidas aos deuses não eram ouvidas , os rebanhos foram dizimados pela epidemia , as colheitas secaram sem produzir frutos , os homens caíam doentes.
O Babalaô consultou os obis e estes responderam que BARÁ tinha ciúmes , que queria sua parte nos sacrifícios. 

 
Como as desgraças não pararam , continuando assolar a todos , o povo voltou a consultar o Babalaô. A resposta foi a mesma >Bará quer o previlégio de ser servido em primeiro lugar<.

A partir deste dia toda oferenda é precedida de ofertório para o BARÁ.

PRISIONEIRO ILUSTRE

OXALUFÃ vivia com OXANGUIÃ em seu reino, como sentia-se muito velho e próximo o seu fim , resolveu visitar seu outro filho, XANGÔ.
Como de costume antes de viajar OXALUFÃ consultou com Babalaô , que desaconselhou a viagem, dizendo que havia risco de morte.
OXALUFÃ não se intimidou e quis uma solução, quer seja através de oferenda ou procedimento.
O Babalaô , fez as oferendas e recomendou que durante a viagem não poderia recusar a ninguém o menor serviço, durante todo o trajeto e jamais se queixar.

No caminho OXALUFÃ encontrou três vezes o BARÁ que lhe pediu sucessivamente para ajudá-lo a carregar na cabeça uma barrica de azeite-de-dendê , uma carga de carvão e outra de óleo de amêndoas , as três vezes BARÁ derramou o conteúdo sobre o velho. Mas OXALUFÃ, sem se queixar, continuava a caminhada.
Penetrando , finalmente no reino de XANGÔ avistou o cavalo deste, que tinha fugido , e, capturou-o para devolver ao proprietário XANGÔ . Mas os servidores pensaram que OXALUFÃ era um ladrão, julgando-o pelo aspecto (sujo de dendê, carvão e óleo); caíram sobre ele, quebram-lhe braços e pernas à pauladas , atirando-o finalmente numa prisão.
Nela permaneceu SETE anos . O reino de XANGÔ virou em caos. As mulheres tornaram-se estéreis , as colheitas minguaram. XANGÔ triste e aflito buscou ajuda consultando um Babalaô , este revelou que todas as desgraças provinham do fato de um inocente estar sofrendo injustamente na prisão.
XANGÔ ordenou que os prisioneiros comparecessem diante dele, reconhecendo seu pai.


=REMÉDIO e OFERENDA

OSSAIM e ORUMILÁ no calor das competições foram até IFÁ, que lhes recomendou enterrar seus filhos por sete dias para ver quem era o mais resistente e poderoso.
O pai do vencedor gozaria das regalias da asenhoridade e do prestígio.
O filho de OSSAIM era REMÉDIO ,e o de ORUMILÁ era OFERENDA.
Ambos com poderes semelhantes ao dos seus pais.

Orumilá através do BARÁ mandou alimentos para OFERENDA, seguindo indicações de IFÁ.
OSSAIM porém , não fez o que lhe foi recomendado,ficando REMÉDIO sem receber alimentação.
Na situação em que estavam , OFERENDA E REMÉDIO entraram em acordo,sendo REMÉDIO alimentado por OFERENDA.
No sétimo dia IFÁ foi ver quem resistira, chamando-os.
Os dois resistiram.


=SEXO

Inicialmente BARÁ teve dificuldades para localizar os órgãos sexuais no corpo humano. Experimentou colocar o sexo nos pés, o que provocou o desconforto de tê-lo sempre empoeirado e sujo.
Experimentou novamente, colocando o sexo abaixo do nariz e também não ficou satisfeito,pois os odores que eles exalavam incomodavam o orixá.
Na terceira tentativa , BARÁ descobre a localização ideal,ficam o sexo fixo ,entre as pernas em local que o orixá considera previlegiado, por estar a meio caminho entre os pés e a cabeça.
Para o mesmo é atribuído um caráter fálico,de procriador , e das artimanhas que dá ensejo ás relações sexuais.

=SEXO DE QUALIDADE 


Para colocar o sexo no devido lugar na mulher,várias partes do corpo tinham sido experimentados como localização da vagina mas todos se revelaram inconvenientes.
Foi quando BARÁ que mediante ebó , feito com duas bananas e um pote , acertou o lugar definitivo , bem como o do pênis do homem,do qual BARÁ é o dono.
Como se vê, para o sexo assumir sua correta posição é preciso que o poder masculino e o poder feminino trabalhem de comum acordo.-
 
=TRANSFORMAÇÃO

Mesmo depois de casado com OXUM, XANGÔ continuou indo as festas , a fazer farras e aventuras com mulheres. OXUM queixava-se de solidão, e brigavam. Ela era muito dengosa. Por isso ele XANGÔ ,a trancou na torre do seu palácio .
Um dia BARÁ dono da encruzilhada veio pra uma encruzilhada defronte ao palácio de XANGÔ.
  


Viu OXUM chorando e perguntou o porquê. Ela contou, e ele foi dizer a ORUMILÁ. Este preparou um Axé e mandou dizer a ela que deixasse a janela aberta. Ele soprou o pó que entrando pela janela, transformou OXUM numa POMBA.
Ela voou para a casa de OXALÁ que a transformou para a forma original.
Por isto que OXUM (... ) não come pomba




=TRANSFORMAÇÃO DOS ORIXÁS

IROCÔ era uma árvore ,muito importante , importante a valer.OLOFIN determinou que os orixás e ÊRES fossem cultuados pelos viventes, e eles saíram pelo mundo à procura de seus filhos com isto haveria a aproximação do mundo dos encantados com o das pessoas.
IROCÔ era muito cultuado e trabalhava muito,perto de onde estavam havia uma feira cheia de movimento, IROCÔ soprou e seu hálito em forma de vento que foi cair sobre a cabeça da moça que vendia na feira,a moça começou a rodar a rodar , a rodar e foi cair nos pés de IROCÔ,nascendo a primeira locosi.


Isso quer dizer que IROCÔ chega no axé,chega para dançar e ficar.
Todos os orixás correram para o pé de IROCÔ , para uma grande junção,chegaram trazendo suas comidas prediletas:
XANGÔ > levou amalá.
OGUM>levou inhame assado.
ODÉ> levou milho amarelo.
OMULU>levou pipoca e feijão preto.
OSSAIM>levou farofa de mel de abelhas.
OXUMARÊ>levou farofa de feijão.
OXALUFÃ>levou milho branco.
OXAGUIÃ > levou bolos de inhame cozido.
ORUMILÁ>levou ossos.
BARÁ chegou correndo e levou cachaça. Ajoelhou-se nos pés de IROCÔ e jogou 3 pingos no chão,cheirou 3 vezes e bebeu um pouco. Neste momento IROCÔ se transformou em árvore, OGUM em cachorro, ODÉ em vaga-lume, OMULU em aranha, OXALÁ em lesma, OXUMARÊ em cobra, XANGÔ em cágado e as comidas ficaram no pé da árvore.









in: www.vetorialnet.com.br/~rakaama

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